quarta-feira, 24 de março de 2010

Biografia do Prof. Gentil de Camargo

Gentil Eugênio de Camargo Leite nasceu em Taubaté a 26 de setembro de 1900, filho de Eugênio de Souza Leite e de Maria Eugênia de Camargo Leite.

Foi um dos fundadores do Ginásio do Estado, em Taubaté, hoje EE Monteiro Lobato.

Ocupou, oficialmente, os seguintes cargos: Professor de História da Civilização do Ginásio do Estado, em Taubaté (então mantido pela Municipalidade) em 1º de julho de 1932, nomeado pelo governo para o mesmo cargo em 23 de fevereiro de 1934; Professor de Latim do Ginásio do Estado, em Catanduva, SP, por nomeação de 27 de novembro de 1936; Professor de Latim do Ginásio do Estado, em Taubaté, por nomeação de 6 de julho de 1938, onde permaneceu até se aposentar.

Outros cargos que ocupou anteriormente: regeu cadeiras de História, Literatura, Latim, Português e Francês no Ginásio Diocesano Santo Antônio (1927-1933). Professor de Português e Califasia da Escola Normal Livre Municipal de Taubaté (em 04.04.1929). Em seguida à reforma das Escolas Normais Livres, passou a lecionar Português, Latim e Sociologia (1934-1935) na citada Escola. Em 1936 foi nomeado Diretor do referido estabelecimento. Foi, ainda, Diretor do Curso de Madureza "Major Acácio" e manteve um curso vestibular para Direito.

Foi inspetor de Ensino do Estado de São Paulo e da Nação (Federal). Fez parte da banca examinadora do Concurso de Professores de Latim, realizado na Faculdade de Filosofia de São Paulo, 1945, serviço considerado de alta relevância pelo Governo do Estado.

Foi eleito membro da Comissão de Imprensa do Interior pelo Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Imprensa, em 14.05.1945, onde recebeu diploma de honra em 01.05.1958. Era membro da Associação Brasileira de Folclore; do Congresso Internacional de Folclore da Comissão Brasileira da UNESCO e Delegado da Sociedade de Etnografia e Folclore do Departamento de Cultura de São Paulo. Foi membro efetivo do Museu de Artes e Técnicas Populares da Associação Brasileira de Folclore.

Autor de "Sintaxe Caipira", "O Presépio", "A Breganha" e de outros temas de pesquisa folclórica.

Nenhum comentário: